20 coquetéis do cinema que todo bartender precisa conhecer.

20 coquetéis do cinema que todo bartender precisa conhecer

Esse post poderia até ter sido escrito por Paul Kemp, incorporado por Johnny Depp em Diário de um Jornalista Bêbado, mas nós, ao contrário dele, sabemos nos comportar diante da taça (na maioria das vezes). Então, se você preza pelo sabor e qualidade do que bebe e é daqueles que presta atenção nos detalhes, já deve ter percebido que o cinema aborda o ambiente de bares e festas em vários momentos, explorando os coquetéis, que muitas vezes assumem um papel importante ao lado do protagonista. Às vezes, a relação entre eles é tão marcante, que fica difícil separá-los. É o caso de Carrie Bradshaw, de “Sex and the City” com o famoso Cosmopolitan e do James Bond, em “007”, com o Martini.  

A vida imita a arte muito mais do que a arte imita a vida.
— Oscar Wilde

Como dizia o célebre escritor e dramaturgo Oscar Wilde, “a vida imita a arte muito mais do que a arte imita a vida”. Por isso, por quê não reproduzir na vida real os coquetéis mais famosos do cinema? De “Sex and the City” ao “Poderoso Chefão”, conheça os coquetéis que foram consagrados na telinha e aprenda como fazer cada um deles.

Mojito de "Volver"

o mojito rouba a cena em volver.

o mojito rouba a cena em volver.

Penélope Cruz deu vida a Raimunda, típica mãe de família espanhola e dona de um restaurante. O Mojito, que integrou várias cenas na trama, foi escolhido por Pedro Almodóvar como a estrela da obra pela importância que tem para o diretor.

Ingredientes
40 ml de rum claro
30 ml de suco de limão
1 ramo de hortelã
2 colheres (bar) de açúcar

água com gás
gelo

Modo de preparo
Macere a hortelã com o açúcar e o suco de limão num copo long drink. Adicione o rum, misture, junte o gelo e complete com a água.

Vesper Martini de "007"

Entre um encontro e outro no bar, James Bond, um dos agentes mais famosos do cinema, estava sempre acompanhado do Martini. Com um ar de sofisticação, o coquetel se popularizou com a trama. A combinação foi inventada por Ian Fleming, em 1953, no romance “Casino Royale”. A bebida é batizada com o nome da bongirl por quem James Bond estava apaixonado.  

Ingredientes
3 doses de gim
1 dose de vodca
½ dose de Kina Lillet

Modo de preparo
Bata os ingredientes na coqueteleira com gelo e adicione uma fatia grande e em espiral de casca de limão.

Cosmopolitan de "Sex and the City"

CARRIE e SAMANTHA NUNCA DISPENSARAM O "COSMO" DURANTE TODA A SÉRIE.

CARRIE e SAMANTHA NUNCA DISPENSARAM O "COSMO" DURANTE TODA A SÉRIE.

Impossível não falar da bebida que embala os encontros das inseparáveis amigas da série e filme Sex and the City. O Cosmopolitan é a preferida de Carrie Bradshaw e acompanha as histórias de Miranda Hobbes, Samantha Jones e Charlotte York ao longo da trama. Frutas vermelhas, cítricas e a cor rosada formam uma combinação incrível.

Ingredientes
2 partes de vodca
1 parte de Cointreau
1 parte de suco de cranberry ou suco de framboesa
½ parte de suco de limão

Modo de Preparo
Misture tudo na coqueteleira com duas pedras de gelo, decore com casca de limão e sirva em taça.

The Godfather de "O Poderoso Chefão"

Na trama que trata da máfia italiana, a escolha preferida de  Don Corleone, vivido por Marlon Brando, em “O Poderoso Chefão” leva uísque e licor Amaretto.

Ingredientes
2 doses de uísque escocês
1 doses do licor italiano Amaretto

Modo de preparo
Coloque as bebidas diretamente no copo com bastante gelo e o drink está pronto.

French 75 de "Casablanca"

humphrey bogart eternizou o champagne cocktail french 75 em casablanca.

humphrey bogart eternizou o champagne cocktail french 75 em casablanca.

Combinações que levam champagne são sempre bem-vindas. No clássico Casablanca, de 1942, soldados alemães pediram o coquetel. A bebida foi batizada com o nome da arma francesa usa na Primeira Guerra Mundial:  M1897 de 75mm.

Ingredientes
25 ml de gim
1 colher (sopa) de suco de limão
1 colher (chá) de açúcar cristal
champagne
casca de laranja

Modo de preparo
Coloque um pouco de gelo picado em uma taça. Depois, acrescente o gim e o suco de limão. Coloque o açúcar e mexa até dissolver. Complete com champanhe e decore com a casca de laranja.

Sweet Vermouth With a Twist de "Feitiço do Tempo"

Bill Murray interpreta Phil Connors, um repórter que vai até Punxsutawney, na Pensilvânia, para cobrir uma festa local. Mas, algo estranho acontece e ele é forçado a reviver o mesmo dia várias vezes. Ao longo da trama, Phil se apaixona por uma colega e, para conquistá-la, acaba bebendo - mesmo odiando - a bebida favorita dela: sweet vermouth with a twist até o feitiço se desfazer. A base do coquetel leva vermute, bebida à base de vinho.

Ingredientes
1 dose de vermute  
limão

Modo de preparo
Coloque a dose de vermute em um copo com gelo. Esprema um pouco de limão na bebida e acrescente uma fatia grande em espiral de casca de limão.

Sidecar de "A Fogueira das Vaidades"

o sidecar e ruskin.

o sidecar e ruskin.

O filme, baseado no romance de Tom Wolfe, que fala sobre raças e classes de Nova Iorque, em 1980, tem grandes nomes. Sherman McCoy, um investidor de Wall Street, é vivido por Tom Hanks. Já Bruce Willis vive Peter Fallow, um jornalista alcoólatra. Embora a origem do Sidecar seja incerta, a bebida foi pedida pelo personagem Arthur Ruskin (Alan Kink), numa cena com Willi.

Ingredientes
2 Partes de Conhaque
¾ Parte de Triple Sec
¾ Parte de Suco de lima-da-pérsia
1 Casca em espiral limão

Modo de Preparo
Encher uma coqueteleira com cubos de gelo. Adicionar todos os ingredientes. Agitar e coar em uma taça de coquetel resfriada. Decorar com limão.

Singapore Slings de "Medo e Delírio em Las Vegas"

RAOUl e seu slings.

RAOUl e seu slings.

O coquetel foi criado no início do século XX, em Cingapura, no sudoeste asiático. Mas foi em “Medo e Delírio em Las Vegas” que a bebida brilhou quando Raoul Duke (Johnny Depp) fala sobre beber. A clássica bebida, que leva gim, Club Soda e limão, é servida em todos os voos da Singapore Airlines.

Ingredientes
3 partes de gim  
1 parte de Cherry Brandy  
2 partes de suco de limão
4 partes de Club Soda

Modo de preparo
Misture todos os ingredientes, menos o Club Soda, em uma coqueteleira. Despeje a bebida em um copo longo, com gelo. Acrescente o Club Soda e decore com uma fatia de limão e uma cereja. Sirva com canudinho.

White Russian de "O Grande Lebowski"

dude e o white russian, companheiros inseparáveis.

dude e o white russian, companheiros inseparáveis.

Jeff Bridges vive Dude, o protagonista do clássico “O Grande Lebowski“. A trama, que consagrou o White Russian e foi o responsável por levar a bebida novamente ao mundo da coquetelaria, é vivida durante a primeira Guerra do Golfo, em 1990. A combinação que leva licor de café, vodka e creme de leite é a preferida de Dude.

Ingredientes
3 partes de licor de café  
5 partes de vodca  
2 partes de creme de leite

Modo de preparo
Misture o licor e a vodca em um copo com gelo. Depois, adicione o creme de leite sem misturar.

Whisky Sour de "O Pecado Mora ao Lado"

Marilyn Monroe consagrou o Whisky Sour em “O Pecado Mora ao Lado” quando disse a famosa frase: “Senhorita Morris, sou perfeitamente capaz de preparar meu próprio café da manhã. Na verdade, comi um sanduíche de pasta de amendoim com dois whisky sours”.

Ingredientes
50 ml de uísque  
20 ml de suco de limão  
1 colher de açúcar

Modo de preparo
Misture os ingredientes em uma coqueteleira com gelo e sirva em seguida. Para decorar, use uma fatia de laranja e uma cereja.

Manhattan de "Segue o Espetáculo"

Segue o Espetáculo, de 1934, é um filme do gênero musical, drama e mistério. Apesar de envolver assassinatos e suspenses, a trama comemora o fim da Lei Seca dos Estados Unidos em várias cenas e claro, com muito Manhattan. A bebida leva whisky e vermute.

Ingredientes
3 dose(s) de bourbon whisky
1 dose(s) de vermute branco seco
5 gotas de angostura

Modo de preparo
Misturar todos os ingredientes em taça de coquetel e decorar com uma cereja no fundo da taça.

Dry Martini de "Tudo pode acontecer"

A bebida está sempre presente nas cenas de diálogos de Jim Branch (Clark Gable) e Sharon Norwood (Constance Bennett). Ele, um editor de jornal e ela, jornalista, se envolveram numa investigação de assassinato e o Dry Martini era apreciado enquanto trabalhavam nos planos.

Ingredientes
2½ Partes de Gim
½ Parte de Vermute seco
1 Dash de Licor amargo de laranja
1 Casca em espiral de limão

Modo de preparo
Adicionar todos os ingredientes e acrescentar com cubos de gelo. Mexer e coar em uma taça de coquetel. Decorar com limão.

Brandy Flip de "Grand Hotel"

marilyn monroe em o grande hotel.

marilyn monroe em o grande hotel.

O clássico de 1932 mostra a vida de hóspedes de um hotel em Berlim, apresentando histórias diferentes de cada um deles. Na época havia racionamento de alimentos, por isso, o coquetel, que tem conhaque na base, era nutritivo e era um forma de alimentar.

Ingredientes
1 cálice de xarope de goma
1/2 cálice de licor de cacau
6 gotas de Angostura
1/2 cálice de conhaque

Modo de preparo
Misturar todos os ingredientes em uma coqueteleira e acrescentando pouco mais de 1/2 copo de gelo pisado. Depois de bem batido, sirva em copinhos, com  tremoços ou azeitonas.

Mai Tai de "Feitiço Havaiano"

O clássico de 1961 estrelado por Elvis Presley é um dos maiores sucessos da carreira. Na trama, Chad Gates é um ex-soldado que volta para o Havaí e para a rotina, que envolve surf, amigos e namorada. O Mai Tai, que leva rum e uma combinação de frutas cítricas, aparece durante uma festa e se torna ainda mais famoso nas mãos de Elvis.

Ingredientes
2 Partes de Rum envelhecido da Martinica
1¼ Partes de Xarope simples
¾ Parte de Suco de Limão
½ Parte de Curaçao de laranja
¼ Parte de Xarope de amêndoas de orchata
1 Raminho Folha de hortelã

1 Pedaço de Abacaxi
1 Cereja Inteira
1 Pedaço de Limão

Modo de preparo
Em uma coqueteleira, encher com cubos de gelo e adicionar todos os ingredientes. Agitar e coar em um copo com gelo picado. Decorar com folha de hortelã, abacaxi, uma cereja e limão.

Mint Julep e Egg Nog de "Hóspede Indesejável"

Sheridan Whiteide (Monty Woolley) é o hóspede indesejável, já que, depois de escorregar no gelo na casa dos anfitriões acaba quebrando a perna e permanece na casa acompanhado da sua assistente Maggie Cutler (Bette Daves). Ao longo da estadia, Sheridan aprecia várias doses do Egg Nogs, enquanto Maggie, se refresca com um Mint Julep.

Egg Nog

Ingredientes
3 unidade(s) de gema de ovo
1/2 xícara(s) (chá) de açúcar
2 xícara(s) (chá) de leite morno(a)
1/4 colher(es) (café) de sal
1/2 xícara(s) (chá) de creme de leite sem soro
2 colher(es) (sopa) de rum
noz-moscada para polvilhar

Modo de preparo
Misture as gemas peneiradas com o açúcar. Acrescentar uma pitada de sal e o leite morno. Leve a mistura ao banho-maria mexendo sempre, até que engrosse levemente. Retire do fogo, acrescente o rum e leve à geladeira para que esfrie. Adicione o creme de leite sem soro até que fique homogêneo.

Mint Julep

Ingredientes
8 folha(s) de hortelã
1 colher(es) (chá) de açúcar
2 dose(s) de whisky
gelo picado(s)

Modo de preparo
Picar as folhas de hortelã, bem fininhas. Juntar o açúcar e esmagar com um pilão de vidro. Encha o copo de gelo picado e coloque o whisky sobre o gelo. Leve ao congelador por 20 minutos. Se necessário, complete com mais gelo e guarneça com as folhas de hortelã. Não sirva imediatamente após o preparo.

Orange Whip de "Irmãos Cara de Pau"

Ninguém vai conseguir prende-los, eles estão em missão divina! Esse era o chamado da sessão da tarde na década de 80 para o filme sobre os irmãos mais inusitados do cinema. Depois de sair da cadeia, eles decidem salvar o orfanato onde cresceram, mas o dinheiro tem que ser “limpo”. A solução encontrada é reavivar a Blues Brothers Band para pagar a dívida, mas não sem antes tomar alguns Orange Whips!

Ingredientes
4 doses de suco de laranja;
1 dose de rum;
1 dose de vodka;
2 doses de creme.

Modo de preparo
Junto todos os ingredientes em uma coqueteleira, misture bem. Ao final sirva num copo longo e adicione gelo, se quiser.

Red eye de "Cocktail"

Outro clássico dos anos 80, o filme Cocktail, fez com que 11 entre 10 rapazes quisessem largar tudo para ser bartenders. O jovem Brian Flanagan (Tom Cruise) aceita o único emprego que consegue em Nova Iorque e se torna o aprendiz de Doug Coughlin (Bryan Brown), que o ensina os truques e macetes da vida noturna. Além dos muitos coquetéis servidos durante o filme, o mais marcante é o usado para o pós-balada - o Red Eye:

Ingredientes
1 dose de vodca;
6 doses de suco de tomate;
1 lata de cerveja;
1 ovo cru.

Modo de preparo
Em uma caneca gelada (ou congelada) coloque a vodka e o suco de tomate. Adicione a cerveja devagar e quebre o ovo dentro da caneca.
Dica: a gema deve ficar inteira dentro do drink.

Midnight Margaritas - Magia e Sedução

Qual seria sua bebida escolhida caso todos os seus amantes estivessem fadados à morte? Pois as irmãs Owens têm que lidar com isso e escolheram a clássica Margarita para isso. Daí, é só dançar e girar ao som da ótima trilha que acompanha essa história que pode ser uma maldição disfarçada, se for usada corretamente.

Ingredientes
sal
1 limão cortado em fatias
250 ml de tequila 100% agave
250 ml de licor tipo Cointreau
250 ml de suco de limão-galego
5 colheres (sopa) de açúcar
um punhado grande de gelo

Modo de preparo
Espalhe o sal num prato. Esfregue as bordas das taças nas fatias de limão e passe no sal. Coloque os outros ingredientes no liquidificador ou na coqueteleira e bata bem. Despeje em taças e adicione mais gelo, se quiser.

Manhattan de "Quanto mais quente melhor"

Durante a Chicago de 1929, quando bebidas alcóolicas eram proibidas, Joe (Tony Curtis) e Jerry (Jack Lemmon) são músicos desempregados, desesperados por trabalho. Depois de presenciarem um massacre, têm que sair rapidamente da cidade e pegam o primeiro trabalho que conseguem arrumar: tocar em uma banda de meninas. Entre shows e fugas, a dupla se veste de mulher para escapar, enquanto uma deslumbrante Marilyn Monroe bebe Manhattans, uma combinação tão boa quanto vermute e whisky.  

Ingredientes
3 dose(s) de bourbon whisky;
1 dose(s) de vermute branco seco;
5 gotas de angostura

Modo de preparo
Basta você misturar os ingredientes acima numa coqueteleira com gelo, bater rápido e sirva em um copo baixo com gelo ou num copo de martini sem gelo. Decore com uma cereja no fundo do copo.

Filmes de uma bebida só

Apesar de a proposta aqui ser outra, não podíamos deixar passar os filmes em que os protagonistas estavam dentro da garrafa e não fora dela. E olha que não são poucos!

Suntory Whiskey de "Encontros e Desencontros"

Sofrendo com o fuso horário de Tóqio, no Japão, Bob Harris (Bill Murray) é uma estrela da indústria cinematográfica que está na cidade para fazer um comercial de apenas uma frase: “for relaxing times, make it Suntory time”. Depois de repetir a frase uma centena de vezes por alguns dias, ele encontra Charlotte (Scarlett Johansson), que também sofre com o horário e com a solidão e partem juntos pela cidade.

Vodka e Chardonnay de "O Diário de Bridget Jones"

Ninguém sofreu mais de dor de cotovelo do que ela, a personagem de livros e filmes que todos aprenderam a amar por ser tão familiar. Seu legado para o público? Nada melhor do que vodka e Chaka Khan para curar um coração partido! Claro, as vezes ela opta por uma boa taça de vinho chardonnay e potes e potes de sorvete. Tudo depende da ocasião.

Absinto de "Moulin Rouge!"

Ewan McGregor é o jovem escritor Christian, que, neste musical moderno, conhece os poderes e a magia do Absinto no famoso cabaré Moulin Rouge e se apaixona pela ruiva Nicole Kidman. A famosa fada verde que acompanha a bebida é nada menos do que a cantora Kylie Minogue e a trilha sonora é de tirar o fôlego.

The Macallan 50 Year Old de "Skyfall - 007"

O single malt Macallan aparece diversas vezes durante o filme, sempre compartilhado por Bond e o vilão Silva, inclusive quando o agente é capturado, para não perder o costume. No fim da produção, todo o elenco autografou uma garrafa do uísque que foi leiloada e teve sua renda revertida para a caridade por quase 10 mil libras.  

Vodka Stolichnaya de "O Voo"

A marca não ficou exatamente feliz com o marketing gratuito que ganhou nesse filme. Bebida favorita do piloto de aviões interpretado por Denzel Washington, a vodka é o pivô do acidente aéreo abordado pela trama. Com final surpreendente, vale a pena assistir!

Cada receita dessas consegue te transportar um pouco mais para o ambiente do filme e nada mais legal que estar na pele do personagem certo? Então aproveita para praticar bastante seus preparos e conta pra gente como foi assistir esses filmes tomando cada um de seus coquetéis. Certamente vai ser uma experiência incrível.


Antes de ir embora: Para saber mais sobre a Paso é só clicar aqui e para saber como é ser um Bartender de elite é só clicar aqui ;)