Como um Bartender de sucesso pode usar o Facebook para lucrar.

Como um Bartender de sucesso pode usar o Facebook para lucrar.

Escrever sobre estratégias de Marketing Digital é sempre arriscado. O primeiro motivo do risco se dá porque existem inúmeras maneiras de se chegar ao resultado e a tática ideal vai variar de acordo com muitos fatores. O segundo perigo se cria a partir do momento que o Marketing Digital evolui no ritmo alucinante de evolução das ferramentas que usamos, ou seja, o que valeu ontem para o Orkut, hoje não vale mais afinal de contas nem o Orkut, nem suas táticas de ativação existem mais.

Mesmo assim, a convite da Paso, resolvi montar um "kit de primeiros socorros", uma caixa de ferramentas de aplicação simples que podem fazer toda a diferença na carreira de um profissional como o Bartender. Separei 5 táticas que trazem resultados rápidos em praticamente todos os segmentos e que se aplicadas devidamente vão trazer VISIBILIDADE e RESULTADO para o profissional do bar. Antes de entrarmos nas estratégias propriamente ditas, queria conversar contigo sobre os dois pontos que mencionei aqui e por que eles são tão importantes.

VISIBILIDADE E SUA RELAÇÃO COM O RESULTADO

Para cada Neymar que nasce em nosso futebol, dezenas de jogadores de talento semelhante desaparecem simplesmente pelo fato de nunca terem sido descobertos. Essa regra vale para praticamente todas as profissões e com o Bartender não seria diferente. Assim, seja você um aspirante a bartender, um garçom que almeja uma vaga no comandando do bar ou mesmo um bartender profissional, vou te contar uma coisa: ninguém vai saber que você tem talento a não ser que você mostre que ele existe e que seus coquetéis são realmente bons. Essa visibilidade é fundamental para que você consiga criar autoridade em seu segmento, ser um bartender com uma marca própria e a partir daí colher os frutos com os resultados que essa marca - fruto do seu talento - vai gerar. Para que isso aconteça, disciplina e o uso inteligente e constante das ferramentas digitais são fundamentais. Agora some isso ao seu talento e teremos uma mistura muito poderosa. Será que você consegue? Tenho certeza que sim e espero que as estratégias a seguir te ajudem a ser o Neymar das coqueteleiras.

#1 DEFINA O SEU PÚBLICO

Esse é o primeiro passo e a base para que você consiga usar o Facebook com eficácia. Conhecer o seu público e falar a linguagem dele simplifica a comunicação e aproxima você do resultado. Em Marketing Digital usamos o termo PERSONA pra definir esse público. Entender e definir essa persona é buscar respostas sobre seus hábitos, seus problemas e desafios e onde você, como bartender, pode ajudar. Entretanto a primeira pergunta não é para a persona e sim para você. Comece se perguntando: QUE SERVIÇO EU QUERO OFERECER? Como bartender as possibilidades são várias. Você pode querer simplesmente atender melhor o seu público no bar onde trabalha, pode querer aumentar seu número de eventos que participa ou até mesmo abrir um bar ou dar palestras. Por que não? Para cada um desses objetivos o público muda e as necessidades desse público também. Defina seu objetivo e com ele definido, é hora de conhecer melhor o seu público. Listei algumas questões básicas para te ajudar a começar:

• Quem é o seu potencial cliente? (características físicas e psicológicas de quem vai comprar ou contratar você)
• Que tipo de assunto interessaria para ele sobre o seu trabalho? (eventos, como fazer coquetéis em casa)
• Quais são as atividades mais comuns que ele realiza (tanto pessoalmente quanto profissionalmente)?
• Qual seu nível de instrução? Quais seus desafios e obstáculos?
• No caso de produtos eventos, qual é o tipo de empresa que compra a sua solução? E qual o cargo de quem compra?
• Quem influencia suas decisões?

Com essas perguntas respondidas, você vai ter uma boa ideia de com quem está falando e quais assuntos precisa abordar para ter sucesso.

#2 TENHA UM BLOG

Um Blog não tem nada haver com o Facebook. Mas seu conteúdo precisará ficar publicado em algum lugar e uma das formas mais poderosas de gerar autoridade em seu segmento é criar um blog, exatamente como esse aqui que você está lendo. O Blog é uma ferramenta independente e não está sujeito a regras como o Facebook. Isso faz que os fãs que lerem os textos do seu blog possam te seguir onde o como quiserem. Você pode começar um blog hoje em uma plataforma grátis como o Wordpress e para colocar um site desses no ar o processo é relativamente simples e intuitivo. Escolha seu modelo entre os padrões oferecidos pelo Wordpress, escolha suas cores e uma imagem simples e direta para sua capa. Seu nome também é importante e fundamental para que o leitor ou cliente entenda o serviço que você oferece.

Com isso feito é só começar a escrever. Se concentre em posts que tenham relevância para o seu público e crie um conteúdo focado em solucionar os problemas dele. Pouca gente vai querer saber da sua vida pessoal, mas muita gente vai querer saber qual é o cocktail que mais combina com aquele churrasco do fim de semana. Tenha em mente que você está escrevendo para o seu público e quanto mais ele gostar do conteúdo, maior será a chance dele voltar. Escreva um post por semana religiosamente e com o tempo você vai se surpreender com o alcance que seus textos podem ter.

Infelizmente, escrever em um blog e não divulgar para ninguém é como abrir uma loja nos fundos da casa da sua sogra: ninguém vai aparecer. Redes sociais como o Facebook são ferramentas muito eficientes para gerar tráfego para esses blog.

#3 FAÇA UMA FAN PAGE NO FACEBOOK

Esqueça seu perfil pessoal no Facebook. Esse é feito para você conversar com seus amigos e coma sua família. Se você quer demonstrar profissionalismo e conversar com seus clientes, faça uma Fan Page. Criar uma Fan Page é muito simples e é ela que vai possibilitar você alcançar muita gente com o seu trabalho.

1 . Entre na sua página pessoal e no menu esquerdo clique em CRIAR PÁGINA

CLIQUE EM CRIAR PÁGINA

2. O próximo passo é definir a modalidade de sua fan page, escolhendo entre as opções: Negócios locais ou Local; Empresa, organização ou instituição; Marca ou produto; Artista, banda ou figura pública; Entretenimento; Causa ou comunidade. Conforme a imagem a seguir:

ESCOLHA A CATEGORIA

Escolha “Negócios Locais ou Local”, se por exemplo você tem um bar em sua cidade. Se você tem uma empresa de serviços, como por exemplo um serviço de bartenders ou garçons para eventos, escolha “Empresa, organização ou instituição”. Se você for um artista dos coquetéis, ou simplesmente quiser criar uma fan page em seu nome, para por exemplo criar autoridade no seu nicho, escolha “Artista, banda ou figura pública”.

ESCOLHA O NOME

3. Após clicar e escolher a modalidade da página, é necessário definir a sua categoria, se você escolheu por exemplo a modalidade “Marca ou Produto”, o menu ao lado irá surgir.

É muito importante que você escolha a categoria a qual sua página mais se adequa, para que posteriormente ela se posicione bem nos mecanismos de busca do Google ou do Facebook. Após definir a categoria, escolha o nome da sua página e clique em começar.

4. Daí é só preencher de maneira bem completa os dados do formulário que irá surgir na tela seguinte e começar. Coloque uma boa imagem de perfil e uma capa que tenha haver com a sua atividade, como por exemplo uma foto bem legal de um evento que você participou. Preste atenção também no campo "Público preferido para a Página", é neste campo que você vai descrever a PERSONA que definimos lá no primeiro passo desse post.

#4 TEXTOS LONGOS NO BLOG, CONTEÚDO CURTO NO FACEBOOK

Essa última etapa é a mais importante: como usar essas ferramentas que você criou. A lógica é a seguinte: textos longos e de conteúdo super relevante, como esse aqui que você está lendo agora, você escreve no BLOG. Textos curtos e divulgações rápidas, como a data do seu próximo evento ou aquela promoção do seu bar, você posta diretamente na FAN PAGE. Simples assim.

#5 INVISTA EM DIVULGAÇÃO E MULTIPLIQUE SEUS RESULTADOS

O grande segredo é o seguinte: até pouco tempo atrás quanto mais fans você tivesse em sua Fan Page, mais pessoas acabariam lendo o que você postou. Infelizmente, o Facebook é uma empresa privada e descobriu que pode faturar muito vendendo anúncios. Dessa forma, o Facebook alterou seu sistema de organização das postagens (conhecido como algoritmo) fazendo com que de tudo aquilo que você publica em sua Fan Page, apenas 1% chegue efetivamente aos seus fãs.

Em resumo, se você não pagar para anunciar, ninguém vai ver o que você escreveu.
IMPULSIONAR

A notícia boa é que para anunciar no Facebook você não precisa de muito dinheiro. A partir de R$10,00 de investimento já é possível trazer bons resultados. São inúmeras maneiras de configurar seu anúncio no Facebook e isso merece uma série de posts a parte, mas vou explicar aqui a mais simples delas: o IMPULSIONAR PUBLICAÇÃO.

 Em cada post que você fizer na sua FAN PAGE, um botão como esse ao lado vai aparecer. Para divulgar essa publicação para um grupo enorme de pessoas basta clicar no botão IMPULSIONAR PUBLICAÇÃO e uma outra tela se abrirá onde você vai selecionar seu PÚBLICO, aquele que a gente definiu no tópico sobre PERSONAS e em seguida selecionar o INVESTIMENTO e a DURAÇÃO da divulgação. Perceba que no exemplo eu decidi investir apenas R$10,00 e esse investimento vai me possibilitar, segundo os cálculos do Facebook, falar com até 3.300 pessoas! É muita gente lendo o que você escreveu não é mesmo. Agora se você segmentar o público corretamente e decidir divulgar, por exemplo, o seu bar apenas para pessoas da sua região o resultado pode ser surpreendente.

ESTIMATIVA DE INVESTIMENTO

Em resumo, a Internet é uma ferramenta muito poderosa na construção da carreira do Bartender e não pode ser deixada de lado. Se você escrever frequentemente no seu Blog e divulgar os textos do Blog, suas receitas e sua agenda em uma Fan Page do Facebook com posts impulsionados, te garanto que você vai colher resultados bem rápido e aos poucos vai ficar cada vez mais conhecido. 

Qual é o tamanho do seu sonho? Até quando você vai investir seu talento jogando em times menores? Ser o Neymar da coquetelaria depende só de você e para que isso aconteça as pessoas precisam descobrir do que você é capaz. Comece já, não deixe de se preparar e se tiver dúvidas, pode escrever nos comentários abaixo. Até a próxima!

Lipsio Carvalho publicitário e especialista em Gestão de Negócios e Marketing pela FAE Business School e pela UC Berkeley California e é convidado da Paso Educação para escrever no blog.